Campanha “Salve o convento” consegue obra emergencial na Igreja Santo Antônio em São Francisco do Conde

Na manhã de domingo (13/05) foi realizada a assinatura da Ordem de serviços para obras emergenciais do telhado da Igreja Conventual do Convento Santo Antônio, em São Francisco do Conde – BA.

 

Com a presença do Guardião do Convento, Frei Rogério Rodrigues, OFM, e membros da “Comissão Salve o Convento”  a cerimônia realizada na Igreja foi assinada por Kátia Bogéa, Presidente Nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

De modo emergencial serão liberados recursos para recuperação de 500m² de telhados,  os recursos que somam R$544 mil são provenientes dos Iphan.  Por ser uma situação urgente dispensa a licitação, conforme previsão do Artigo 24, Inciso IV da Lei 8.666/93.

 

Na ocasião também estiveram presentes o Senhor Prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, secretários municipais, vereadores, Os deputados; Federal Cacá Leão (PP) e Estadual Rosemberg Pinto (PT) e demais moradores franciscanos. Que após a assinatura dos documentos visitaram as instalações da Igreja, sacristia, convento e prédio da Ordem Terceira de São Francisco.

 

O próximo passo será a elaboração do projeto executivo de restauro da Igreja e Convento Santo Antônio, e também visa também à sustentabilidade do imóvel, para isso encontros com o do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e técnicos do Iphan serão realizados.

Publicado : 14/05/2018

Fotos :  Frei Marcondes Uchoa / OFM Santo Antônio