Assembleia diocesana destaca o processo de iniciação a vida cristã

Foram destacados  a missão, família, juventude, formação e catequese no processo de iniciação

O Processo de iniciação a vida cristã foi destaque na Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada nesse sábado, 26, e reuniu cerca de 180 participantes entre Padres, representantes de congregações, movimentos, pastorais das vinte quatro paróquias. O encontro ocorreu no Centro Diocesano São João Paulo II .

Com a palavra inicial Dom Petrini destacou pontos do Documento de Aparecida a respeito do ser missionário e o documento 107 da CNBB sobre a iniciação à vida Cristã. Também foi realizada uma apresentação pelo Pe. Osmar Júnior com uma retrospectiva dos seis anos de atividades da Diocese de Camaçari entre eles a criação de onze novas paróquias e ordenação de dez padres e cinco diáconos permanentes. Além da restauração de igrejas, construção da cúria, aquisição de casa de retiro.

À luz do documento 107, foram apresentados ainda os aspectos missionários, pelo Pe. Valmir Miranda. No quesito família o Pe. Edson Bahia destacou sobre a necessidade de priorizar e aproveitar os encontros já existentes para se falar e valorizar a família na sociedade a exemplo dos encontros de catequese, grupos de jovens, catecumenato e cada momento oportuno.

Em relação a Juventude, o Pe. Fernando Pereira apresentou as instâncias juvenis em âmbito nacional, diocesana e paroquial. Também explanou sobre as etapas da iniciação cristã nas dimensões pessoais, comunitárias, missionária e sua totalidade, àquele que promove o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo e insere o discípulo na comunidade cristã, incentivando a participação no engajamento pastoral. Aspectos formativos e da catequese foram apresentados pelo Pe Rogério Rosa e litúrgico Frei Jorge Soares.

Num segundo momento foram divididos em dez pequenos grupos para avaliação do Plano de Pastoral vigente ( a partir das prioridades Missão,  Família, Juventude, Formação e como destaque a Pastoral do idoso), as ações paroquiais para valorização do leigo e o novo Processo da Iniciação Cristã. Além de avaliar  o Ano Mariano e a Peregrinação Fé e Luz.

O ANO DO LAICATO NA DIOCESE

Como propostas para o ano de 2018  Dom Petrini destacou alguns aspectos essenciais a exemplo da temática da Campanha da Fraternidade que será “Fraternidade e superação da violência”, e lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). A partir desse tema os municípios devem realizar ações conjuntas envolvendo escolas, bairros, outras igrejas, a sociedade em geral estimulando a paz.

Ele apresentou o Pe. Luiz Felipe que está catalogando as ações caritativas realizada nas paróquias, para que possam ser valorizadas e cultivar o espirito de caridade fraterna, implantando assim a Pastoral da Caridade nas Paróquias. Deverá também valorizar o ano do laicato e favorecer momentos de formação humana.

Também foi anunciado que a partir de março do próximo ano será realizada visita pastoral nas Paróquias,  momento de visita nas comunidades, encontro com os jovens, famílias, lideranças, conhecendo um pouco mais de perto cada realidade.

ANO EUCARÍSTICO

Em vista do Congresso Eucarístico nacional que será realizado em 2020, a Diocese de Camaçari vai celebrar o ano Eucarístico Diocesano a ser realizado entre os meses de novembro de 2018  a  novembro 2019.

Publicado : 27/11/2017