A nossa fé e a política

Refletindo sobre as eleições 2014 e a crise do mundo, fiquei pensando nas características do político cristão. Considerando as minhas anotações sobre a nossa fé e tendo como base o meu primeiro texto COM-VOCAÇÃO POLITICA, apresentamos o espírito cristão e a política, sendo assim, iniciamos lembrando que esse é o tempo particular e favorável de reflexão sobre a nossa missão no mundo político.

Queremos descobrir mais profundamente a graça batismal que fez de todos nós povo de Deus e colaboradores de Jesus Cristo. Desejamos seguir os passos do nosso Salvador para oferecer a todos os homens e mulheres um caminho de salvação e de libertação. Por isso, precisamos renovar em nós a graça do Batismo.

Pela fé, o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus. A Sagrada Escritura chama obediência da fé a esta resposta do homem a Deus. Obedecer na fé é submeter-se livremente à palavra escutada. Desta obediência, o modelo que a Sagrada Escritura nos propõe é Abraão.

A Epístola aos Hebreus, no grande elogio que faz da fé dos antepassados, insiste particularmente na fé de Abraão. Pela fé, viveu como estrangeiro e peregrino na terra prometida. Pela fé, Sara recebeu a graça de conceber o filho da promessa. Pela fé, finalmente, Abraão ofereceu em sacrifício o seu filho único.

Contudo, notamos os níveis da fé: A primeira aceitação da fé: um sim ao anúncio do Evangelho; A fé que foi aceita entra em todos os detalhes da vida. A fé no nível comunitário: diversas pessoas que aceitaram o Evangelho se encontram junto sob o sinal da fé e a compartilham. Trata-se da aceitação comunitária do Evangelho; A fé recebe um impulso missionário. A missão é um impulso para partilhar o Evangelho e a fé tem suas raízes na comunidade.

Nesse mesmo caminho, citamos as características da fé: A FÉ É UMA GRAÇA. A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele;  A FÉ É UM ATO HUMANO. O ato de fé só é possível pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo; A FÉ E A INTELIGÊNCIA. Os milagres de Cristo e dos santos, as profecias, a propagação e a santidade da Igreja, a sua fecundidade e estabilidade são sinais certos da Revelação.

Nessas eleições temos a missão de escolher homens e mulheres de fé; não somente meros colaboradores da obra, mas cristãos que buscam a verdade da fé. Nossa fé é revolucionária e comprometida com a realidade e as necessidades do povo. Considere que você é outro Cristo no mundo, sendo profeta, sacerdote e rei. Transforme a realidade!

Padre Valmir Miranda